quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

São Valentim

Está homenagem ao consumismo , aos vendedores de flores e à restauração começou na Roma antiga e na lupercália , festa em homenagem à deusa Juno, deusa associada à fertilidade e ao casamento. O festival consistia numa Lotaria , onde os rapazes tiravam à sorte de uma caixa, o nome da rapariga que viria a ser a sua companheira durante a duração das festividades, normalmente um mês.(muito à frente , ao final do mês terminava devolvia -se a moça ou a moça devolvia o moço e provavelmente numa orgia acabava tudo em bem,lindo)

A celebração decorreu durante cerca de 800 anos, em Fevereiro, até que em 496 d.c., o Papa Gelásio I decidiu instituir o dia 14 como o dia de S. Valentim, para que a a celebração cristã absorvesse o paganismo da data.(começou a merda , tinha de entrar os empatas , aliás ficou conhecido como Gelásio o I Empata)

A dúvida persiste no entanto, em saber a qual dos santos se refere este dia( e eu quero lá saber já estragaram tudo). Muitos acreditam tratar-se de um padre que desafiou as ordens do imperador romano Claudio. A lenda diz que o imperador proibiu os casamentos com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados. Valentim terá ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos em segredo a jovens que o procuravam. Valentim foi preso e executado no dia 14 de Fevereiro, por volta do ano 270 d.c.. É bem feito , a malta queria brincar e este veio logo com a ideia triste " Os meninos têm de casar , não se pode coitar sem se estar casado".... sabia?.... Tristeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário