Estou sentada naquele banco em frente ao mar e o coração começa a bater mais rápido. Estranha esta sensação de tudo me parecer familiar numa situação em tudo diferente. Na minha terra diz-se "Epá, já sonhei com isto!!". É confuso, não conseguimos prever o que se vai passar mas sabemos que já aconteceu. Truques da mente, obra do cosmos ou nós a olharmos para nós próprios numa dimensão paralela?? Acho que nunca saberemos.
Quantas e quantas vezes deixamos que as mesmas situações das nossas vidas se repitam? E arranjamos a desculpa de que não aprendemos com os erros porque as circunstâncias são sempre diferentes. Deixamo-nos invadir por repetições mesquinhas de situações desagradáveis, mas nunca nos lembramos de já "ter sonhado com aquilo!". Por outro lado andamos sempre à procura daquele déjà vu que nos faz bem. E tentamos repetir as horas bem passadas vezes sem conta, tentamos refazer as coisas boas.
A diferença entre a repetição de eventos passados ou evocar memórias esquecidas e o déjà vu está na sensação que nos traz. Aquela sensação de quem estranha algo que é familiar, de quem está deslocado de uma realidade que nos é apresentada no presente mas que reporta ao passado. Gosto de acreditar que esta desconexão está relacionada com algo mais complexo do que os neurónios a brincar às sinapses, e que nos é dada a oportunidade de corrigir agora o que não corrigimos antes. Será??!!
Sem comentários:
Enviar um comentário