quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Astro"notus ocellatos

"Óscar (Astronotus ocellattus) também chamado de Apaiari, sensível, que reconhece o seu proprietário e é carinhoso. Não é difícil encontrar pessoas comparando-o com um cão. Quando estão bravos demonstram uma mudança de tonalidade de cor e apresentação de uma membrana abaixo dos opérculos. Os Óscares são uns peixes de grande variação de pH. Adaptam-se numa variação de 6,0 a 7,5, porém os extremos podem provocar alterações de comportamento e saúde dos peixes. Lavar as mãos antes e depois de fazer qualquer manutenção no tanque, não fumar e não utilizar produtos tóxicos e voláteis perto do aquário são algumas formas de higiene devem estar em primeiro lugar. Os Óscares são resistentes a doenças quando adultos, porém são mais sensíveis quando filhotes. Devemos no entanto estar sempre em alerta independente da idade do animal.
As pessoas escolhem o Óscar na loja por ser um peixe muito gracioso quando pequenos. Porém não recebem informações suficiente do vendedor do hábito alimentar e do rápido crescimento do peixe. Dão conta quando outros peixes de menor tamanho começam a desaparecer "misteriosamente". Apesar da agressividade natural do Óscar adapta-se com peixes que não cabem em sua boca, porém esta adaptação deve ser feita desde filhote Devemos mante-lo em um aquário de 100 litros para cada exemplar(adulto), fugindo a regra de 1 cm de peixe para cada litro de agua , pois para o Óscar, isso não funciona. O Óscar tem a mania de destruir qualquer tipo de decoração do aquário. Use como substrato cascalho de rio e bem arredondado, não se assuste se ver seu Óscar com a boca cheia de pedrinhas, pois ele também faz a sua propria decoração. Quanto a alimentação, praticamente aceita de tudo, alimentos vivos, frescos, rações etc."*

No entanto continuo a preferir espécies europeias em deterioramento das americanas , embora mais difíceis de compreender são muito mais interessantes , a cultura das mesma tem feito escola em conjunto com a arte japonesa , tenho gostado também desta fase hiper realista dos brasileiros, ao inves do espalhafato da criação hollywoodesca.

*www.aquallun.com.br/Oscar

2 comentários: