sábado, 26 de fevereiro de 2011

Óscares do Condado Portucalense!

Confesso que estou com dificuldades em escrever o texto desta semana. O tema é-me familiar, mas as curtas 24 horas do dia não me permitem ver os filmes nomeados, pelo que dificilmente terei opinião.

Às voltas na minha cabeça lembrei-me de um Óscar que ninguém nunca se lembra, e decidi começar por aí. Óscar Carmona governou Portugal de 1926 a 1951, altura em que faleceu. Foi Carmona quem "patrocinou" Salazar no seu período de ascenção, acabando por representar uma porta aberta ao regime salazarista. Por outro lado, deve-se a Salazar as reeleições sucessivas do Marechal Carmona.

Para alguns esta pequeníssima fracção da História pode parecer entediante, e descontextualizada, mas parece, na minha opinião, digna de comparação com a situação actual que vivemos em Portugal. A este filme, ao qual eu atribuiria o título de "A repetição do erro", daria o Óscar de melhor argumento adaptado.

E depois ficamos todos um pouco como as personagens dos filmes em competição este ano. Quantos de nós não se sente preso num qualquer desfiladeiro, a lutar pela sobrevivência?Ou sente que lutou demasiado por objectivos e no final perdeu um pouco daquilo que é? Ou mesmo sente vontade de parar tudo quando todos nos dizem que é demasiado tarde? Ou queria acordar e aperceber-se de que tudo não passou de um sonho? E cada um de nós, não sendo apenas meros espectadores, poderia ficar nomeado para óscar de melhor actor de drama.

Espero que o Óscar vá para o filme com final mais feliz!!

Sem comentários:

Enviar um comentário