O grande destino guardado para os novos portugueses já é bem antigo.
Em 1910 começa mais uma das grandes movimentações politico sociais de grande relevância e importância para Portugal , a 1ºRepublica . Depressa recomeça a grande confusão como começa o aproveitamento "ilícito".O poder volta ás mesmas famílias de sempre (menos alguns que tiveram grandes azares apelo caminho , como os Tavoras) , os gastos públicos disparam ,são vários os governos , ninguém se entende na Assembleia , a politica passa para a politiquice, o inteligente é substituído pelo filho/sobrinho/afilhado esperto e inculto mas que é Nobre na arte de nada fazer e muito Roubar , e Dr. na mui e também nobre arte de "cagar postas de pescada".
A "corjada" passa a dominar todos os sistemas e depressa levam Portugal mais uma vez para a improdutividade , o despesismo , o nepotismo , enfim a falência.
Tudo isto e outras semelhanças nos levam em 1928 a um absolutismo ainda mais total que o de D. Miguel.
Nas sociedades com alto grau de desconfiança mútua , má formação cívica ,espertos e nepotas no lugar de inteligentes, e com doutos da " mula russa" , existem apenas três alternativas: os velhos tiranos, os períodos entre tiranos e os novos tiranos. A História prova que os dois últimos são normalmente muito piores do que o primeiro.
(comparem Afonso Henriques com os restantes,o Afonso começou só por bater na mãe na Avó e a roubar os Mouros , e a partir dai nunca mais pararam foi pelo mundo fora , hoje como já pouco existe têm de bater e roubar a sua própria Gente)
Sem comentários:
Enviar um comentário