Esta foi a explicação mais interessante e rápida sobre os pecados capitais e outros , e foi retirado do Wikipédia:
"Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados capitais se trata de uma classificação de condições humanas conhecidas actualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão (melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecado pelos grandes pensadores da Igreja Católica.
Assim, a igreja Católica classificou e seleccionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão , e os pecados capitais, merecedores de condenação. A partir de inícios do sec. XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro."
E os pecados nem sempre foram os mesmos , alterando durante os tempos , melancolia e acidia (preguiça espiritual) já foram pecados capitais
De acordou com o texto acima podemos tirar variadíssimas conclusões ,como por exemplo um funcionário publico com baixa psicológica está a cometer um pecado merecedor de condenação.
Ou as pessoas que se dão aos envenenamentos etilicos e tabagicos são pecadores de grau elevado. (até os de fim de semana).
Como também o irado , o comilão , o invejoso e o orgulhoso são descontrolados e mal educados.
O luxuriante é um pecador mais forte que segundo a doutrina católica, serve de "porta" para levar a outros pecados.
No caso da luxúria há diversas ramificações como, por exemplo, prostituição, sodomia, pornografia, incesto, pedofilia, zoofilia ou bestialismo, fetichismo, sadismo e masoquismo, desvios sexuais e tantos outros pecados relacionados com a carne. Portanto a luxúria seria uma porta de acesso a outros pecados (desvios morais).
Moral da história Pecar também é fixe.
Sem comentários:
Enviar um comentário