Todos os regimes totalitários, têm como principais características o completo controlo sobre um determinado grupo de indivíduos, tendo a total influencia decisória em todos os aspectos dessa sociedade, sejam estes políticos, religiosos, económicos ou sociais. Os regimes totalitários podem ter no topo da sua hierarquia e comando um grupo de destaque (um partido único) ou uma figura emblemática com poder soberano, também conhecido como autocrata.
Um autocrata é um líder absoluto, que tem controlo sobre todos os seus seguidores e colaboradores. Numa autocracia, os seguidores e colaboradores não tem permissão para expressar a sua opinião ou até mesmo dar sugestões, mesmo que estas tragam beníficios para o grupo. O líder autocrata, tem como base para as suas decisões, as suas próprias ideias e julgamentos, e estas nunca podem ser questionadas.
Embora por esse mundo fora, seja na direcção de países, empresas, escolas, grupos de trabalho ou até de amigos, se continue a optar por este tipo de liderança, no blog Projecto2970, esse foi um caminho que não foi nem nunca será uma opção, pelo que quero que os meus caros e estimados colegas, colaboradores, co-autores de blog e amigos (escolham aquele que acharem que melhor se adequa a vocês) não se sintam de alguma forma pressionados ou forçados a debater sobre um tema que possam ter menor interesse.
Sempre que acharem que este ou aquele assunto terá sido mal escolhido, ou seja inadequado para as ideias inicialmente pensadas para este projecto, tudo o que há a fazer é criticar e sugerir novas opções. E eu agradeço imenso a vossa ajuda. Como administrador deste nosso espaço de discussão, mas em primeiro lugar como pessoa, tenho ideias diferentes das vossas, e nunca será fácil agradar a toda a gente, principalmente sem ser demasiado óbvio ou previsível. Serei o líder deste espaço (enquanto assim o quiserem), mas nunca autoritário, porque o livre arbítrio é um direito que nos concerne a todos.